Por meio de uma parceria firmada entre as Secretarias de Saúde e Educação do município de Araputanga (a 340 km de Cuiabá), as crianças da rede municipal de ensino precisarão atualizar os cartões de vacinação.
Com o objetivo de realizar um melhor acompanhamento da saúde e bem estar dos alunos, passa a ser obrigatória a apresentação da Declaração da Caderneta de Vacinação na realização da matrícula ou rematrícula do estudante. A declaração pode ser emitida nas salas de vacinas do município.
Conforme informações da enfermeira Rafaela Feliciani Trevisan, o setor de saúde está se organizando para atender as demandas todas às terças e quintas-feiras, no horário das 13h às 16h30min em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Nos dias 26 de outubro e 09 de novembro deste ano, o horário de atendimento será estendido nos bairros Cidade Alta, Santo Antônio e área central, sendo realizados os atendimentos das 17h às 20h.
Rafaela Feliciani informou ainda que o município está sendo avaliado em cobertura vacinal da 3ª dose das vacinas Pentavalente e Poliomielite, pelo novo financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) uma cobertura vacinal de 95% do público alvo.
“Melhoramos a vacinação, fechando a média em 80% de cobertura vacinal, mas não atingimos a meta”, observou a enfermeira ao destacar a importância da consciência dos pais em relação à atualização das vacinas do calendário básico, que não inclui a vacina contra a Covid-19.
A Declaração da Caderneta de Vacinação atualizada será exigida de acordo com a Lei n.º 8.069, conforme artigo 14, parágrafo 1º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 13 de julho de 1990.
Fique sempre informado das principais notícias do Popular Online em tempo real no seu WhatsApp. (CLIQUE AQUI)
Público-alvo são pessoas dos grupos prioritários e estratégicos que, até o momento, têm cobertura vacinal de apenas 14,39%
Serviço para solicitar ressarcimento estará disponível no Meu INSS a partir de quarta, 14
"[...] é um hospital essencial para Mato Grosso, com 300 leitos, 430 pacientes em tratamento contra o câncer, 30 crianças na oncologia pediátrica e serviços de radioterapia e quimioterapia que não podem ser descontinuados”, destacou Avallone.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.